Modalidades desportivas e Funcionalidades
Como cavalo adaptado a zonas montanhosas, sóbrio e rústico, O Garrano é um animal por excelência para percursos equestres e atrelagem.
Atrelagem
A entrada em competição nesta modalidade, revelou a sua aptidão com os resultados obtidos em provas que concorreram com cavalos de maior porte. Verificou-se que têm um grande potencial, com grande resistência e velocidade. Ao classificarem-se nos primeiros lugares em Concursos Completos de Atrelagem (CCA) e Derbys de atrelagem, provaram e confirmaram a sua capacidade de resistência e conquistaram o seu lugar nesta disciplina.
Percursos Equestres
Têm-se evidenciado pela sua docilidade, temperamento calmo, facilidade de maneio, dando aos utilizadores com menos experiência, confiança e segurança para desfrutar de um passeio a cavalo.
Equitação
No ensino dos mais jovens cavaleiros, tem-se revelado um cavalo fácil, dando confiança a quem inicia, com a altura ideal, facilitando o maneio (limpeza; aparelhar; condução etc.). Alguns centros hípicos têm optado pelos Garranos para iniciação à equitação.
Saltos
Nesta modalidade ainda está a dar os primeiros passos, embora já existam animais a concorrer com bons resultados (provas de 80cm), dando mostras da sua resistência, entrega e vontade de vencer, nunca recusando um obstáculo, revelando-se um cavalo de confiança para os mais novos cavaleiros.
Corridas
Andadura
Os garranos têm especial aptidão para a andadura (os bípedes deslocam-se na lateral, ao contrário do trote comum em que os bípedes se deslocam na diagonal).
Conhecido desde os tempos antigos, a sua utilização diminuiu ao longo do tempo.
Ultimamente devido aos esforços das entidades competentes tem-se verificado o aumento de corridas tradicionais, apenas com garranos inscritos no Livro Genealógico (LG). Este incremento deve-se ao facto de se terem proibido a entrada de outras raças de maior porte que quase acabaram com a utilização dos garranos e, ainda, aos incentivos monetários.
Galope
Desde sempre se ouviu falar das corridas com garranos a galope e da sua velocidade. Com a introdução de outras raças para esta modalidade o interesse pelos Garranos diminuiu. Com a ajuda de projectos foi possível estarem presentes nas corridas organizadas pela Liga de Cavalos de Corridas, concorrendo em “mangas” separadas, e provocando muita emoção no público presente. Apenas com animais inscritos no LG da Raça Garrana.
Equitação Terapêutica
A sua facilidade de maneio, resistência e docilidade, altura e conformação, permite-lhe estar em vantagem neste tipo de terapia. (Consultar Trabalho Diana)
O Garrano tem condições para figurar ao lado de outras raças, podendo mesmo exprimir o seu potencial hípico em diversas modalidades tais como: atrelagem, iniciação à equitação, saltos (classes B ou C de várias modalidades desportivas, especialmente vocacionadas para crianças e jovens, corridas (galope e andadura), percursos de montanha, horseball.
Devido à sua participação em provas de atrelagem em todo o país, a procura destes animais para desporto tem vindo a aumentar, a nível nacional e internaciona l (França e Inglaterra).
Funcionalidades
A natural aptidão do cavalo Garrano para tracção e carga a dorso traduz-se num potencial funcional que pode ser aproveitado com vantagem em várias modalidades equestres e disciplinas hípicas.